Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Fica declarado LUTO OFICIAL DO DISTRITO 4652, durante 3 (três) dias, em homenagem ao estimado companheiro governador HERBERT ZIMATH JÚNIOR, com 72 anos de idade, ocorrido nesta sexta-feira, 26 de março de 2021.
Ele era associado do Rotary Club de Joinville, atualmente associado do Rotary Club de Joinville - Colon. Exerceu vários cargos nos clubes que pertenceu, e, especialmente, o de governador do Distrito 4650 (atual 4652) de Rotary International, no ano rotário 2001-2002. Teve sua atuação profissional na advocacia.
Pessoa de trato fácil, sempre disposto a ajudar a todos, solidário às causas humanitárias, inclusive da campanha de erradicação da Pólio no mundo, onde foi coordenador da Comissão no Distrito.
Sua marca permanente era a alegria, com seu sorriso sempre estampado no rosto quando se encontrava com outras pessoas.
O Distrito 4652 sente-se profundamente entristecido com tamanha perda, solidarizando-se em nome de todos os clubes e associados do Distrito - e além dele, com a família enlutada, e todas as pessoas que conviveram com esse homem tão importante para a comunidade.
Não ficam suspensas as atividades rotárias, recomendando-se, contudo, realizá-las em homenagem ao companheiro e querido governador 2001-2002, HERBERT ZIMATH JÚNIOR.
São Bento do Sul, 26 de março de 2021.
HELVINO WILSMANNGovernador 2020-21 do Distrito 4652 do Rotary International
É com profundo pesar que o Distrito 4652 informa o falecimento do companheiro Herbert Zimath Júnior, na tarde desta sexta-feira (26 de março). Ele foi mais uma vítima da Covid-19.
Herbert foi governador do Distrito 4650 (atual 4652) no ano rotário 2001-2002.
Sua Vida Rotária iniciou no Rotary Club de Joinville e, posteriormente, saiu para fundar junto com outros Companheiros o Rotary Club de Joinville - Colon.
Era um grande conhecedor e entusiasta do programa Pólio Plus e ministrava palestra sobre o tema por todo o país.
A família rotária do Distrito 4652, através do atual governador Helvino Wilmann, solidariza-se com a família e amigos do companheiro.
Nossos sentimentos!
Depois de um ano aziago (recebi várias manifestações sobre a palavra na mensagem de Natal aos rotarianos enviada pelo WhatsApp), começamos 2021 como sempre: com ameaças e oportunidades. Logo no dia 6 de janeiro, uma manifestação em Washington por partidários do presidente Donald Trump ameaçou os limites da democracia americana, farol do Ocidente. Por outro lado, o da oportunidade, cresce a onda de imunização ao redor do mundo. O Brasil, retardatário, começou em janeiro a vacinação, um tema sobejamente dominado pelos rotarianos, experientes em campanhas contra a pólio.
Minha contribuição ao início deste ano: 12 dicas aos rotarianos do Brasil e da América do Sul para 2021. Desculpem-me antecipadamente os clichês, mas não há muito o que inventar para ser feliz.
1 – Proteja-se. Use máscara, evite aglomerações desnecessárias, lave as mãos. Perdemos muitos líderes rotários em 2020. Os rotarianos são nosso maior patrimônio e sua saúde é nossa primeira prioridade.
2 – Conecte-se. não abandone seu clube, participe das reuniões virtuais. Relações entre rotarianos são duradouras, uma pandemia não vai seccionar nossos laços. Entenda que o Rotary não se limita ao seu clube, mas a 36 mil deles em todo o planeta.
3 – Inspire. Rotarianos são modelos de comportamento, testados nos caminhos da vida, gente de resiliência. Nossas atitudes são observadas, somos um antídoto contra a onda de pessimismo que grassa no mundo.
4 – Desafie. Rotarianos são timoneiros que dirigem a embarcação em águas revoltas e alcançam o porto. Como disse Nietzsche, desafios não nos matam: eles nos fortalecem. Aproveitem a oportunidade para descobrir seus novos talentos.
5 – Abra oportunidades. Somos gente que pensa fora da caixa, que cria e inventa soluções para problemas e não fica chorando sobre eles. Diante da adversidade, crie novas formas de captação de fundos, de associados, de conexão (agora virtual).
6 – Viaje pelo mundo. Nunca tivemos tantas opções de reuniões virtuais e de desenvolvimento de relações para quando o planeta voltar ao presencial. Disponibilize-se para participar de reuniões ao redor do globo: essas amizades valerão muito no fim de 2021.
7 – Aprenda novas culturas, rotárias ou gerais. Eu, por exemplo, estou aprendendo italiano, língua de minha avó. Use seu tempo para ler mais, conhecer mais, aprender mais. Tanto de cultura quanto do Rotary, que tem uma história rica de personagens inspiradores e feitos positivos para a humanidade.
8 – Sirva. Nosso lema mais sintético, poderoso e influenciador é Service Above Self. Tudo o mais no Rotary deriva dele, pois o altruísmo é a raiz de nossa organização. Não recuse chances de servir, de deixar um legado para outrem, de sair de sua pequenez individual. Não pense somente no que está deixando para os outros, mas “nos” outros.
9 – Discipline-se. Sem o controle do espaço físico por outrem, seu trabalho agora é autodisciplina. Fixe metas pessoais, profissionais, rotárias, educacionais e trabalhe com persistência. “A prática faz a perfeição”. Um pouco de qualquer atividade, diariamente, produz resultados de campeões.
10 – Reinvente-se. Que outra oportunidade teremos de testar novos caminhos, de sair do trilho já percorrido, de refletir (tempo bastante há) sobre nossa trajetória e questionar dogmas calcificados? O compasso de mudança foi exponencializado pela pandemia. Você vai surfar na onda ou ser afogado por ela?
11 – Valorize o que é seu. Uma lição clara da pandemia é que corremos muito o tempo todo por coisas que nem sempre merecem nosso esforço. Família, amigos, um dote culinário, um talento esquecido ou o programa de exercícios há muito abandonado subitamente adquirem relevância primordial. E, por último, o mais importante:
12 – Vacine-se. Lição da pandemia: ainda que a ciência abrigue controvérsias, ela é o único caminho lógico para a sobrevivência humana. O Rotary conhece o poder das vacinas, afinal salvamos 16 milhões de crianças da morte ou da deficiência desde 1985 por meio da imunização contra a poliomielite.
Uma das famosas e infames leis de Murphy é “não há nada ruim que não possa piorar”. Se 2020 foi um ano ruim, 2021 está em nossas mãos para melhorar. Modestamente, essas 12 dicas são minha contribuição para um ano mais iluminado, solidário e produtivo.
* O autor é Mário César de Camargo, diretor 2019-21 do Rotary International.
[email protected]
No dia em que o Rotary International completou 116 anos de fundação (23 de fevereiro), aconteceu uma reunião de apresentação em Barra Velha, com a intenção de fundar um clube na cidade localizada no Litoral Norte catarinense. Mais de 30 pessoas marcaram presença no salão de eventos da Igreja Matriz, no centro da cidade.
O instrutor do Distrito 4652, José Alberto Noldin, fez uma ampla apresentação do que é o Rotary, suas ações e projetos desenvolvidos em prol das comunidades onde os Rotary Clubs estão inseridos. Destacou a Fundação Rotária, o Programa de Intercâmbio de Jovens, os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) e muitas outras ações de destaque.
Atualmente, o Distrito 4652 possui 2.500 rotarianos distribuídos em 61 municípios catarinenses (todo o Litoral do Estado, Vale de Itajaí, Vale do Itapocu e parte do Planalto Norte). O governador do Distrito 4652 é o empresário Helvino Wilsmann, de São Bento do Sul.
Esta reunião de apresentação foi organizada pelos governadores assistentes da região de Joinville, Dalci Silveira, Ronny Janssens e Rosângela Carrara. Também marcou presença no evento o presidente do Rotary Club de Garuva, Paulo Carrara. Após a apresentação, foi ofertado um café oferecido pela agência do Sicredi de Barra Velha.
A próxima reunião está marcada para as próximas semanas.
Mais informações sobre a reunião com a governadora assistente, Rosângela Carrara, no telefone/whats: (47) 9.8886-0358.
Informativo Rotário nº 07 | Distrito 4652
O Lema Rotário 2021-22 “Servir para transformar vidas” é o tema de capa da Edição 07 do Informativo Rotário. O anúncio foi feito pelo futuro presidente do Rotary International, o indiano Shekhar Mehta, durante a Assembleia Internacional. Bruno Padilha, governador eleito 2021-2022 do Distrito, acompanhou o evento de forma virtual.
Destacamos ainda os 116 anos do Rotary International, celebrado no dia 23 de fevereiro. Uma história de grande relevância para a humanidade. Nossas ações chegam às comunidades de todo planeta, graças ao empenho de 1.2 milhão de voluntários, associados aos 35.000 Rotary Clubs, distribuídos por 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, somos mais de 2 mil clubes, realizando um trabalho responsável, gerando impacto positivo nas comunidades.
Celebramos as três certificações do Distrito 4652, concedidas pelo RI, conquistadas pela atuação nas campanhas da Pólio. Apresentamos ainda os integrantes da Academia Brasileira Rotária de Letras de Santa Catarina (ABROL-SC), entidade responsável pelo resgate da história do Rotary no Brasil. O companheiro GD Larry Clauberg, do Rotary Club de Trombudo Central, assumiu a presidência.
Confira estas e outras informações, acessando aqui a versão digital.
Uma boa leitura!
GD HELVINO WILSMANN
Ano Rotário 2020-21
O Rotary International, uma rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais na comunidade, comemora 116 anos de fundação nesta terça-feira (dia 23 de fevereiro).
Em Santa Catarina, o Distrito 4652 (toda a abrangência do Litoral, Vale do Itajaí, Vale do Itapocu e parte do Planalto Norte) abrange 119 clubes de Rotary distribuídos em 61 municípios. Ainda em SC, há também o Distrito 4740 (Oeste, Serra e parte do Planalto Norte)
O QUE É ROTARY
O Rotary é uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1,2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo.
No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.
São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:- Promoção da paz- Combate a doenças- Fornecimento de água limpa- Saúde de mães e filhos- Apoio à educação- Desenvolvimento econômico- Proteção ao meio ambiente
HISTÓRIA DO ROTARY
O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.
Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.
O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.
Conheça mais sobre o Rotary no site: www.rotary.org/pt
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.